Muitos dizem que Capoeira não tem filosofia, que é alguma coisa solta, descomprometida. Outros ainda alegam que nasceu nas ruas e terreiros e não no oriente e por isto não possui qualquer base filosófica.
Nos anos setenta assistíamos na TV um seriado de nome Kung Fú, onde um jovem discípulo de apelido Gafanhoto, escutava atentamente as lições de seu Mestre, um velho cego, calvo de longas barbas brancas as lições do dia a dia.
Assim lá ia o Gafanhoto isolar-se na solidão de sua próprìa vida, para entender frases como. " O vento forte derruba a árvore grossa, mas a árvore fina resiste ao vendaval ", que após longa análise conseguia descobrir que " não se pode combater força contra força, mas sim que para se vencer qualquer força contrária é preciso ser,flexível".
A codificação filosófica do Jogo da Capoeira, é transmitida em verso e prosa, através de suas cantigas diretamente na roda, acompanhadas pelos sons dos instrumentos musicais, pelas palmas e respostas do coro dos que estão ali presentes ao redor, igualmente participantes e coesos, integrados na mesma manifestação cultural de modo que comungam-se todos os sentimentos das pessoas envolvidas naquele momento, como se estivessem num estado de graça, de contemplatividade, ou em outras palavras num transe coletivo.
Desta forma são transmitidos não só os postulados desta manifestação cultural, mas também um vastíssimo acervo de sabedoria popular, nascida da trajetória da humanidade, dos conhecimentos bíblicos e da experiência do quotidiano de época em época.
As letras das canções são compostas de frases ou palavras simples de imediato entendimento. mas também nelas são inseridas outras cujo teor não possue uma lógica aparente, e cujo entendimento não é revelado senão a raríssimos discipulos, reservando-se o segredo do sagrado a uma nata de discípulos que demonstraram plena capacidade de assimilar e transferir adequadamente tais conhecimentos. Pôr este aspecto, não tenho a menor duvida em poder qualificar a Capoeira também como uma arrojada doutrina esotérica.
Dependendo da estrutura literária, podemos ainda ter as seguintes classificações de cantigas:
A) LADAINHAS - Canções que obrigatoriamente começam com a expressão Iê (atenção) e que de um modo geral contam uma história que é escutada atenta e respeitosamente por todos os jogadores. Durante este cântico não se joga, apenas se concentra no ritmo, acumulando-se buscando se o Axé (energia vital).
B) CORRIDOS - São canções que não se iniciam com a palavra Iê, compostas de várias frases sem a preocupação com rima e métrica, durante a qual joga-se Capoeira.
C) QUADRAS - Do mesmo modo que na literatura formal, são canções com quatro frases cada estrofe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário