terça-feira, 1 de março de 2011

MESTRE JOÃO GRANDE

João Grande é um dos únicos dois grandes mestres vivos da antiga arte da Capoeira Angola, de acordo com Robert Farris Thompson, professor de Africano e Americano Africano de Estudos na Universidade de Yale. Capoeira combina música, dança, artes marciais, rituais e crenças em uma tradição que define os afro-brasileiros identidade cultural. Disse ter se originado no centro Africano de Angola, foi trazido ao Brasil por escravos, que depois adoptou muitas formas de Capoeira como meio de defesa e solidariedade. Capoeira é normalmente realizada por dois jogadores que dança e manobra no centro de uma roda (círculo) de músicos que cantam e tocam o berimbau, um arco-corda-como um instrumento.
João Oliveira dos Santos viajou de uma pequena aldeia no sul do estado da Bahia para Salvador, o coração da atividade de capoeira, para estudar com o grande Mestre Pastinha, que lhe deu o nome de João Grande (João Grandão). Após turnê pela Europa, África e Oriente Médio em trupes Capoeira e realizando nos Estados Unidos no National Black Arts Festival, ele se estabeleceu em Nova York em 1990 e fundou sua própria academia de capoeira, onde ele ensinou centenas de alunos e tem se tornado mestre reconhecido nos Estados Unidos.
 C. Daniel Dawson, professor de cultura Africana, diz da capoeira: "Essa arte antiga e os seus mestres ensinam uma forma de encontro de duras experiências, permanecendo flexível e receptivo, como resposta à violência social, com a evasão e de graça, e como usar o provações e tribulações da vida para desenvolver força física, força espiritual e sabedoria em nossos pensamentos e ações. Capoeira Angola é a sabedoria ancestral transmitida de forma que cada pessoa pode fazer o melhor de seu tempo e possibilidades, criando e produtiva vida equilibrada, acrescentando alguma beleza ao mundo. "

By. Soneca

Um comentário:

  1. A cada mais informãções sobre Mestre João Grande, podem ir postando como Comentarios ta Pessoal ? AXÉ

    ResponderExcluir